Vacina febre amarela
Muitos países por medida de controle da febre amarela exigem dos turistas o “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” (CIVP) para o ingresso em seu território.
A vacina contra febre amarela deve ser tomada com pelo menos dez dias antes da viagem. Ela está disponível nos postos de vacinação, onde será aplicada e registrada no Cartão Nacional de Vacinação, com o número do lote da vacina e o local em que foi aplicada. Para viajar para o exterior será necessário a emissão do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia
Para emissão do “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” (CIVP), você deverá procurar os Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, levando o seu Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto. O certificado internacional só será válido para ingresso no país estrangeiro após dez dias a contar da data da vacinação. Para agilizar o atendimento nos Centros de Orientação ao Viajante, você pode se Cadastrar antecipadamente no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras, através do site: www.anvisa.gov.br/viajante.
Efeitos colaterais da Vacina de febre amarela
A vacina da febre amarela normalmente produz poucos efeitos colaterais. É aplicada há mais de sessenta anos e efeitos colaterais graves (incluindo óbitos) são muito raros.
Aproximadamente 5% das pessoas podem desenvolver depois de 5 a 10 da aplicação, sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular, convulsão, erupção na pele e mal-estar geral.
Contraindicações da vacina contra Febre Amarela
A vacina contra febre amarela é contraindicada:
– Em crianças com menos de seis meses de idade;
– Pacientes com imunodepressão transitória ou permanente, provocada por doenças (neoplasias, Aids e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc);
– Pessoas com alergia principalmente ao ovo e proteínas de frango;
– Antecedentes de disfunções do timo (inclusive timoma e timectomia);
– Gravidas em qualquer fase da gestação precisam ser avaliadas e orientadas por um médico;
– Doença febril grave em curso.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.