CHILE
Oficialmente República do Chile é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia e a leste com a Argentina.
Capital: Santiago
Moeda: Peso Chileno (CLP)
Língua oficial: Espanhol
População: 17.248.450 habitantes (2011)
Fuso horário: (UTC−4 [Chile americano e antártico], UTC -6 [Chile oceânico]) / Verão (DST)-(UTC-3 [No Chile americano e antártico], UTC -5 [No Chile oceânico])
Código Telefonico: +56
Código da Internet: .cl
Site governamental: www.gob.cl
REQUISITOS DE ENTRADA
Os requisitos migratórios básicos para entrada de turistas brasileiros no Chile são: passaporte válido ou carteira de identidade e passagem de retorno. Não há necessidade de visto para turistas brasileiros.
O prazo de estada do turista no Chile é de 90 (noventa) dias. No entanto, existe a possibilidade de ampliação deste prazo, mediante a apresentação de pedido formal ao “Departamento de Extranjería” Mais informações no site: www.extranjeria.gov.cl
Os problemas mais freqüentes enfrentados pelos viajantes brasileiros quando da entrada/saída no Chile são:
1) Entrar no Chile com produtos ou subprodutos de origem animal ou vegetal sem ter declarado expressamente tal fato no momento de ingresso no país às autoridades do “Servicio de Agricultura y Ganadería” do Aeroporto, no formulário de declaração de bens e bagagem. A entrada de produtos proibidos ou que não tenham sido declarados acarreta multa, que, em alguns casos, pode ter montantes bastante elevados (freqüentemente acima de US$ 200.00).
2)Outro problema é a não apresentação, na saída do Chile, do cartão de ingresso no país. Recomenda-se ao passageiro que guarde o referido cartão, devidamente carimbado pelas autoridades de imigração chilenas na entrada, junto ao passaporte ou junto à carteira de identidade, para sua posterior apresentação à saída. A perda desse cartão costuma acarretar atrasos na partida, além de outros inconvenientes.
REQUISITOS PARA A PERMANÊNCIA
Os brasileiros que entrarem no Chile portando visto temporário emitido por autoridade consular do Chile no Brasil ou em outro país, deverão procurar o Departamento de Extranjería y Migración (Calle San Antonio no. 580, Santiago, Chile) para os trâmites pertinentes. Os demais brasileiros que, já se encontrando no Chile, desejarem residir temporariamente no país, deverão completar pedido de residência temporária por correio, além de completar pedido de residência, conforme instruído pelo Departamento de Extrajería y Migración. Mais informações acesse: www.extranjeria.gob.cl
Vacinas
Para entrar no Chile, nenhuma vacina é obrigatória, porém se o turista deseja viajar a Ilha de Páscoa é recomendado vacinar-se contra a febre amarela. Mais informações: www.anvisa.gov.br
ALERTAS A VIAJANTES
O maior risco aos viajantes ao Chile é a possibilidade de atividade sísmica de elevada magnitude, a exemplo do terremoto ocorrido em fevereiro de 2010. Recomenda-se, portanto, que os turistas levem consigo reserva de dinheiro para gastos emergenciais e medicamentos de que necessitam regularmente. Além disso, é importante estar coberto por plano de seguro viagem internacional, uma vez que gastos com saúde no Chile podem ser bastante elevados.
Seguro Viagem Chile
O Seguro Viagem não é obrigatório para o Chile, mas previna-se contra os imprevistos contratando um bom plano.
Importante: Muitos planos de seguro viagem e cartões de assistência excluem da garantia eventos ocorridos em consequência, direta ou indireta de de tufões, furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras catástrofes da natureza declaradas por órgão competente.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.